Documento sem título
Documento sem título
 

 

Documento sem título
As tintas

ABNT divulga normas
para especificação de tintas látex

15/jun/04

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão oficial responsável pela normalização técnica no país, publica em seu boletim mensal de junho três normas sobre avaliação de desempenho e especificação dos requisitos mínimos de tinta látex para fins não industriais.

A NBR 15077 fala do método para avaliação de desempenho de tintas para edificações não industriais – determinação da cor e da diferença de cor por medida instrumental. A norma estabelece o método para determinação da cor ou da diferença de cor entre superfícies pintadas, não fluorescentes, através da medida instrumental, visando avaliar o desempenho de tintas para construção civil.

A NBR 15078 diz respeito à determinação da resistência à abrasão úmida sem pasta abrasiva e estabelece o método para determinação da resistência à abrasão úmida sem pasta abrasiva de película seca de tinta, visando avaliar o desempenho de tintas para construção civil.

A NBR 15079 especifica os requisitos mínimos de desempenho de tintas para edificações não industriais – tinta látex econômica nas cores claras. A norma estabelece os requisitos mínimos para as tintas látex econômicas nas cores claras que se referem à sua coordenada cromática. As tintas látex econômicas correspondem ao menor nível de desempenho de uma tinta látex, quando utilizada como acabamento.

Entre outros requisitos, a NBR 15079 estabelece também que a tinta látex deve apresentar resistência à abrasão úmida sem pasta abrasiva (mínimo de 100 ciclos), poder de cobertura de tinta úmida com razão de contraste mínimo de 55% e poder de cobertura de tinta seca de quatro m2/litro no mínimo.

As NBRs (sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT) são utilizadas como parâmetro para a sociedade aferir a qualidade dos produtos, objetivando ainda melhorar a confiabilidade das relações comerciais e de serviços, proteger a vida e a saúde. São também importantes referências em questões judiciais, conforme estabelecido no Código de Defesa do Consumidor.

A normalização das tintas látex foi definida com base nas avaliações do Comitê Brasileiro de Construção Civil/CB-02, que é um dos 53 órgãos técnicos da ABNT.

Envie essa matéria a um amigo:
Seu Nome:

Seu E-mail:

E-mail do seu amigo:


 
Documento sem título
Acompanhe o MundoCor:
Documento sem título