Documento sem título
Documento sem título
 

 

Documento sem título
As cores

As cores chegam ao telhado

Por Harlley Alves

A criatividade na decoração não tem limites. As tintas, que têm a função de proteger e conservar, ganham cada vez mais o atributo de embelezamento e começam a chegar também ao telhado das edificações. A cor se faz também presente nas telhas, complementando aquela busca por uma casa personalizada e mais alegre.

Com cores que vão da grafite, cinza-médio e concreto ao amarelo-ouro, cereja e caramelo, as telhas coloridas são encontradas prontas de fábrica ou tonalizadas com tintas e resinas aplicáveis diretamente nas telhas ou telhado. Segundo os fabricantes de telhas e produtos para pigmentação, o benefício de todas essas aplicações não é somente visual. Com elas, obtém-se melhor conforto térmico em uma residência. Além disso, a impermeabilização das telhas evita o excesso de umidade, a formação de limo e acúmulos de sujeira, reduzindo o desgaste físico da telha.

Para todas as opções é preciso ter o cuidado de não destoar a cor da telha com a das paredes externas da casa. Quando o trabalho envolve tintas látex 100% acrílicas, o leque para escolha dos tons aumenta, já que a variação de cor das tintas imobiliárias é maior. No tratamento de telhas de amianto ou de cimento reforçado com fio sintético, a engenheira civil Fabiana de Cássia Miguel Dias, da Brasilit, alerta para que não se confunda pintura de telhas com a passagem de demãos de cal no telhado. 'É um engano comum, mas errado, porque a cal não impermeabiliza como a tinta. E ainda permite que a umidade passe para a telha, deixando surgir aquela aparência de mofado', explica.

A profissional acrescenta que o uso de cores claras reflete em até 30% a luz, o que reduz o calor dentro das casas. Para uma pintura de qualidade, as tintas látex 100% acrílicas devem ser passadas sempre nas duas faces das telhas de amianto. 'Revestindo somente em cima, com o tempo a parte de baixo vai escurecer. Se a de cima é deixada de lado, aplicando a tinta só em baixo, a tinta irá trincar, à medida que a umidade recebida for ficando presa no meio da telha.'

Uma forma de economizar tinta e também de fixá-la na telha de amianto é aplicar previamente uma demão de selador acrílico nas duas faces, antes da tinta. 'O selador acrílico, à base de água e nunca de solvente, fecha os poros da telha e ajuda a tinta a se fixar'. Fabiana diz que uma demão de selador é suficiente para o trabalho. Já a tinta, duas demãos, dependendo do fabricante adotado. 'Se as telhas estão limpas, sem mofo e pó, podem ser coloridas', diz.

O mesmo cuidado em relação à limpeza deve ser mantido na aplicação das resinas e impermeabilizantes coloridos. Segundo Giancarlos Rocco, da Telha Cor, além da assepsia do local, é necessário que se certifique da porosidade da superfície para a melhor aderência do produto.

Os impermeabilizantes coloridos são usados em telhas de barro, fibrocimento, ardósia e tégula. Em superfícies lisas, Rocco indica o uso de um fundo preparador para garantir que o impermeabilizante se fixe na superfície.

Uma das propriedades da impermeabilização é proteger a telha da umidade. 'Molhada, a telha pode ter três vezes mais o seu peso, que pode comprometer a estrutura do telhado', garante Rocco.

Outro benefício, segundo Rocco, é a economia, uma vez que a telha pintada sai mais barata que a compra de uma já esmaltada. Um galão de 18 litros de impermeabilizante colorido rende, em média, 80m2 para duas demãos.

Rocco observa que as telhas coloridas têm sido usadas por empresas, como chamariz para clientes. Mas completa que colorir as telhas é uma tendência em ascensão também nas residências, na qual o levar da cor, também para o lado de fora, pode representar aquele algo a mais para que a casa fique com a sua cara.

Veja também:

- Desvendando os mistérios da pintura decorativa

- Pintura bem feita dá vida ao ambiente

Envie essa matéria a um amigo:
Seu Nome:

Seu E-mail:

E-mail do seu amigo:


 
Documento sem título
Acompanhe o MundoCor:
Documento sem título