Documento sem título
Documento sem título
 

 

Documento sem título
As cores

Cores das bandeiras na Copa

02/jul/10

* Por Nelson Bavaresco

Sempre tive a curiosidade de saber qual a cor mais usada nas bandeiras de todos os paises do mundo. Mas como calcular isso?

Aproveitando a Copa do Mundo, resolvi estudar as bandeiras dos 32 participantes da fase inicial desse que é o mais importante campeonato mundial, que mexe com os povos de todas as nações. Gente de diferentes raças e diferentes línguas, mas irmanados na mesma linguagem: a linguagem universal da cor.

Alguns critérios tiveram que ser organizados. Primeiramente, foi desconsiderada a diferença de tonalidades, muito variável entre os amarelos, verdes, azuis e vermelhos. Qualquer cor azul, segundo o senso comum, pouco importando se mais claro ou escuro ou tendendo para um esverdeado ou anilado. Assim procedendo, todos os azuis foram reunidos numa área comum, fazendo o mesmo com as demais cores, de modo a obtermos um gráfico comparativo de cada área ocupada pelas 32 bandeiras.

De cara, sabíamos que a cor menos usada em bandeiras é o preto, ao contrário do branco, presente em boa parte das bandeiras pesquisadas. Pensei também que seria interessante juntar três palavras significativamente fortes sobre cada uma das cores, já que as cores nacionais são importantes para o nosso sentimento de patriotismo.

Os significados que deram origem às cores de uma bandeira podem ser muito variados e diferentes, principalmente entre nações do Oriente e do Ocidente. A adoção de cores para uma bandeira pode levar em consideração chaves de caráter particular ao país, assim como seu momento histórico, sua cultura, suas terras, sua agricultura, suas matas, rios etc.

Para achar a quantidade de cores com maior presença nas bandeiras da copa, elas foram desenhadas por vetores, de forma que pudemos decompor e separar cada pedaço de cor de cada uma delas. Mesmo em áreas difíceis de fazer uma separação perfeita, foi possível uma conversão geométrica bastante aproximada. Estou certo de que o processo conta com pelo menos 98% de acerto.

Essa pesquisa serve como uma pequena amostragem das cores mais usadas nas bandeiras. Espero continuar com um outro grupo já selecionado de outras 36 bandeiras e um dia fechar essa conta, com todas as bandeiras do mundo, incluindo algumas especiais, como da Europa, do Vaticano, da ONU etc.

Por ora, veja os gráficos das bandeiras pesquisadas, com as áreas obtidas, onde ganha o acromático branco, seguido pelo vermelho. Compare também tabela dos significados e aproveite para criar a bandeira da família, do seu time dos fins de semana, da sua empresa e, por que não, a sua própria bandeira.

BRANCO - paz, unidade, serenidade
VERMELHO - guerreiro, enérgico, excitante
AZUL - espiritual, tranqüilidade, verdade
VERDE - esperança, equilíbrio, persistência
AMARELO - expansivo, veloz, intelecto
PRETO - nobre, pesado, silencioso

* Nelson Bavaresco - designer gráfico e pesquisador. Ministra cursos e treinamentos sobre Teoria e História das Cores – Linguagem e Significado da Cores - Harmonia e Mistura de Cores. É autor do Sistema de Cores Cecor. Mais detalhes no site: www.sistemacecor.com.br.

Veja também:

- As cores do céu e do arco-íris

- O gosto da cor

Envie essa matéria a um amigo:
Seu Nome:

Seu E-mail:

E-mail do seu amigo:


 
Documento sem título
Acompanhe o MundoCor:
Documento sem título